ENCEFALOPATIA CRÔNICA INFANTIL: os efeitos pós-toxina botulínica a concomitante a fisioterapia em crianças com paralisia cerebral do tipo espástica

  • Fernanda Mexas Centro universitário Celso Lisboa
  • Gabrielle Pontes Mello Centro universitário Celso Lisboa

Resumo

A encefalopatia crônica não progressiva infantil ou paralisia cerebral é definida como um conjunto de sequelas consequentes de uma lesão cerebral, gerando disfunções posturais que se manifestam de diferentes formas e comprometem a funcionalidade da criança. A toxina botulínica A associada à fisioterapia tem obtido resultados consideráveis quanto a redução de uma das sequelas da PC, a espasticidade. Objetivo: revisar através de literaturas científicas sobre os efeitos positivos que a toxina botulínica A concomitante com a Fisioterapia pode influenciar na melhora do quadro motor e funcional do paciente. Metodologia: Foi realizada uma busca em diferentes bases de dados, com base nos critérios de inclusão nove estudos foram selecionados e três livros para serem revisados. Conclusão: A TBA junto à fisioterapia possuem efeitos positivos para ganho de amplitude articular melhorando a postura do paciente e facilitando a funcionalidade. Assim como a Fisioterapia se faz necessária em todo o tratamento, para aquisição e manutenção das conquistas.

Publicado
2015-02-05
Como Citar
MEXAS, Fernanda; MELLO, Gabrielle Pontes. ENCEFALOPATIA CRÔNICA INFANTIL: os efeitos pós-toxina botulínica a concomitante a fisioterapia em crianças com paralisia cerebral do tipo espástica. Revista Presença, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 295-304, feb. 2015. ISSN 2447-1534. Disponível em: <http://revistapresenca.celsolisboa.edu.br/index.php/numerohum/article/view/37>. Acesso em: 19 apr. 2024.
Seção
Artigo Livre

Palavras-chave

encefalopatia, infância, paralisia cerebral

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##