JUDÔ NA ESCOLA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: benefícios, estratégias metodológicas e adaptações para inclusão no âmbito escolar e esportivo

  • Ã?lvaro Luiz Monteiro Alves Centro universitário Celso Lisboa
  • Alessandro Batista Almeida Centro universitário Celso Lisboa
  • André Luis Duque Estrada Amorelli Freitas Centro universitário Celso Lisboa
  • Felipe Sousa Costa Centro universitário Celso Lisboa
  • Leonardo Menezes Nascimento Centro universitário Celso Lisboa
  • Raphael Hottis Poycarpo Vasconcelos Centro universitário Celso Lisboa

Resumo

O objetivo desse estudo é verificar os benefícios da prática do judô no âmbito escolar para o desenvolvimento do deficiente visual. Trata-se de uma pesquisa descritiva, composta por um questionário fechado e aberto. A população envolveu alunos com deficiência visual do Instituto Benjamin Constant na cidade do Rio de Janeiro. Participaram da pesquisa 12 (doze) alunos de ambos os sexos. Após a análise dos resultados pode-se observar que a maioria dos alunos com deficiência visual apresentou notáveis melhoras quanto as suas capacidades coordenativas e afetivas aumentando seu desenvolvimento com a prática do judô no âmbito escolar.

Publicado
2015-02-05
Como Citar
ALVES, �lvaro Luiz Monteiro et al. JUDÔ NA ESCOLA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: benefícios, estratégias metodológicas e adaptações para inclusão no âmbito escolar e esportivo. Revista Presença, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 282-294, feb. 2015. ISSN 2447-1534. Disponível em: <http://revistapresenca.celsolisboa.edu.br/index.php/numerohum/article/view/36>. Acesso em: 23 apr. 2024.
Edição
Seção
Artigo Livre

Palavras-chave

deficiente visual; judô; benefício; desenvolvimento

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##