AVALIAÇÃO DO CONTROLE DA INGESTÃO DE SÓDIO NA ALIMENTAÇÃO DOS HIPERTENSOS ASSISTIDOS EM UMA UNIDADE B�SICA DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO

  • Paula Paraguaçu Brandão Centro universitário Celso Lisboa
  • Ariane Amâncio Gomes Santos Centro universitário Celso Lisboa
  • Débora Renata Lima Santana Centro universitário Celso Lisboa

Resumo

A hipertensão é uma doença crônica que atinge grande parte da população brasileira. Há uma ligação direta entre estilo de vida com os fatores de risco. O alto consumo de sódio é um importante marcador da qualidade de alimentação. A nutrição desempenha um papel fundamental no controle da ingestão de sódio na alimentação de hipertensos. Este trabalho teve como objetivo verificar o consumo de alimentos ricos em sódio em mulheres hipertensas e normotensas assistidas em uma unidade básica de saúde na cidade do Rio de Janeiro. Para a realização deste estudo transversal foram convidadas 40 mulheres que após a assinatura do termo de consentimento formal, foram divididas em dois grupos, sendo hipertensas e normotensas. A coleta de dados foi realizada com o uso de um questionário de frequência alimentar previamente validado por Manfroi et al. (2009) contendo 25 alimentos ricos em sódio. Os resultados revelaram que ambos os grupos consomem grandes quantidades de sódio, porém o grupo de normotensas consumiu maior quantidade de sódio do que as hipertensas. Foi observado que a média de consumo de sódio por mês, no grupo de normotensas foi maior do que a quantidade permitida pela Organização Mundial de Saúde. Portanto, conclui-se que seja necessário um aprofundamento maior desta pesquisa a fim de ajudar a gerar medidas preventivas para o controle da doença no grupo estudado.

Publicado
2015-02-04
Como Citar
BRANDÃO, Paula Paraguaçu; SANTOS, Ariane Amâncio Gomes; SANTANA, Débora Renata Lima. AVALIAÇÃO DO CONTROLE DA INGESTÃO DE SÓDIO NA ALIMENTAÇÃO DOS HIPERTENSOS ASSISTIDOS EM UMA UNIDADE BSICA DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO. Revista Presença, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 187-203, feb. 2015. ISSN 2447-1534. Disponível em: <http://revistapresenca.celsolisboa.edu.br/index.php/numerohum/article/view/29>. Acesso em: 19 apr. 2024.
Edição
Seção
Artigo Livre

Palavras-chave

hipertensão; consumo de sódio; qualidade de vida

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##