Elaboração de cartilha sobre o tratamento farmacológico de úlcera varicosa como estratégia de aprendizagem em um curso de farmácia do Rio de Janeiro
Resumo
O ensino em farmácia tem como método principal de ensino a entrega de conteúdo por meio de aulas expositivas, entretanto na última década ocorreu um impulso para implantação de aprendizagem ativa. Considerando o perfil dos profissionais de saúde a serem formados para o mercado atual, acredita-se na necessidade de um ensino crítico-reflexivo com implementação de metodologias que estimulem o discente a refletir em relação a realidade social e vivenciar situações mais próximas da realidade profissional. A elaboração de materiais educativos em saúde como cartilha e folders é de grande relevância para a competência desse profissional de saúde. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi desenvolver estrategicamente um material educativo em formato de cartilha para pacientes portadores de úlcera varicosa. Para desenvolvimento da competência de construção material educativo em saúde, o trabalho foi dividido em três fases: revisão bibliográfica, compilação dos dados da literatura e construção da cartilha. A cartilha foi dividida em cinco tópicos com a intenção de informar sobre a doença úlcera varicosa, permitir ao leitor identificar e adotar medidas para melhor cicatrização da lesão, uso correto das medicações prescritas e dúvidas e possíveis reações adversas no tratamento. Consideramos que a construção de cartilhas é uma competência que auxiliará o farmacêutico em suas atividades informativas, sendo um material educativo importante para promover a atenção básica à saúde.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que após publicado na Revista Presença editada pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Presença e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).