Elaboração de cartilha sobre o tratamento farmacológico de úlcera varicosa como estratégia de aprendizagem em um curso de farmácia do Rio de Janeiro

  • Edezio Ferreira Cunha-Junior Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Celso Dias Barbosa Centro Universitário Celso Lisboa
  • Cristiano da Rocha Rosa Centro Universitário Celso Lisboa
  • Eliane Aguilar Rodrigues Centro Universitário Celso Lisboa
  • Fabrícia dos Santos Correa Centro Universitário Celso Lisboa
  • Jucelle de Oliveira Souza Silva Centro Universitário Celso Lisboa
  • Paulo Sérgio Jesus de Almeida Centro Universitário Celso Lisboa
  • Priscila Pereira dos Santos Centro Universitário Celso Lisboa
  • Carlos Magno de Marce Rodrigues Barros Centro Universitário Celso Lisboa
  • André Rodrigues Pinto Centro Universitário Celso Lisboa
  • Fernanda Bossemeyer Centurião Rede Escola Hub
  • Wesley Marce Rodrigues de Barros Centro Universitário Celso Lisboa

Resumo

O ensino em farmácia tem como método principal de ensino a entrega de conteúdo por meio de aulas expositivas, entretanto na última década ocorreu um impulso para implantação de aprendizagem ativa. Considerando o perfil dos profissionais de saúde a serem formados para o mercado atual, acredita-se na necessidade de um ensino crítico-reflexivo com implementação de metodologias que estimulem o discente a refletir em relação a realidade social e vivenciar situações mais próximas da realidade profissional. A elaboração de materiais educativos em saúde como cartilha e folders é de grande relevância para a competência desse profissional de saúde. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi desenvolver estrategicamente um material educativo em formato de cartilha para pacientes portadores de úlcera varicosa. Para desenvolvimento da competência de construção material educativo em saúde, o trabalho foi dividido em três fases: revisão bibliográfica, compilação dos dados da literatura e construção da cartilha. A cartilha foi dividida em cinco tópicos com a intenção de informar sobre a doença úlcera varicosa, permitir ao leitor identificar e adotar medidas para melhor cicatrização da lesão, uso correto das medicações prescritas e dúvidas e possíveis reações adversas no tratamento. Consideramos que a construção de cartilhas é uma competência que auxiliará o farmacêutico em suas atividades informativas, sendo um material educativo importante para promover a atenção básica à saúde.

Biografia do Autor

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Graduando do curso de Farmácia do Centro Universitário Celso Lisboa, RJ, Brasil.

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Graduando do curso de Farmácia do Centro Universitário Celso Lisboa, RJ, Brasil.

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Graduando do curso de Farmácia do Centro Universitário Celso Lisboa, RJ, Brasil.

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Graduando do curso de Farmácia do Centro Universitário Celso Lisboa, RJ, Brasil.

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Graduando do curso de Farmácia do Centro Universitário Celso Lisboa, RJ, Brasil.

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Graduando do curso de Farmácia do Centro Universitário Celso Lisboa, RJ, Brasil.

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Graduando do curso de Farmácia do Centro Universitário Celso Lisboa, RJ, Brasil.

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Doutor em Biociências Nucleares, Professor Associado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil; Docente do Centro Universitário Celso Lisboa, RJ, Brasil.

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Mestre. Tecnologista do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (IFF-Fiocruz) e docente do Centro Universitário Celso Lisboa.

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Doutora em Ciências Farmacêuticas (UFSM), Líder de Desenvolvimento Pedagógico da Rede Escola Hub, RJ, Brasil.

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Mestre, Coordenador e Docente do Centro Universitário Celso Lisboa, RJ, Brasil.

Publicado
2020-11-06
Como Citar
CUNHA-JUNIOR, Edezio Ferreira et al. Elaboração de cartilha sobre o tratamento farmacológico de úlcera varicosa como estratégia de aprendizagem em um curso de farmácia do Rio de Janeiro. Revista Presença, [S.l.], v. 6, p. 28-35, nov. 2020. ISSN 2447-1534. Disponível em: <http://revistapresenca.celsolisboa.edu.br/index.php/numerohum/article/view/255>. Acesso em: 25 apr. 2024.

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