Processo de construção de material educativo (folders) em cuidado farmacêutico no uso racional de medicamentos para tratamento de gastrite
Resumo
O objetivo deste estudo é descrever o processo de elaboração de folders educativos com o intuito de promover cuidado farmacêutico em relação ao uso racional de medicamentos para tratamento de gastrite. O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa-ação e foi dividido em duas etapas: a busca bibliográfica e a elaboração dos folders. As bases de dados utilizadas para a pesquisa da literatura foram o Google Acadêmico, Pubmed, Scielo e Bireme. Foram usados os descritores em ciência da saúde (DeCS) nos idiomas português, espanhol e inglês. O trabalho resultou na produção de cinco materiais: 1. aspectos fisiopatológicos da gastrite; 2. tratamento da gastrite através de antiácidos; 3. tratamento da gastrite através de anti-histamínicos; 4. tratamento da gastrite através de bloqueadores da bomba de prótons e antibióticos; 5. Tratamentos alternativos contra a gastrite. Uma vez que a automedicação é hoje um problema de saúde pública e que esta prática muitas vezes é exercida sem o conhecimento básico dos efeitos adversos que esses tratamentos podem provocar, a promoção desses folders ajudará na implantação de assistência farmacêutica na população como uma ferramenta para auxiliar profissionais na sua prática em educação e saúde.
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