RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A CRIAÇÃO DE UM JOGO EDUCATIVO ACERCA DOS CONTEÚDOS DE ESTOMATERAPIA PARA ESTUDANTES DO CURSO DE ENFERMAGEM

Resumo

A estomaterapia é uma área privativa do enfermeiro que visa prestar cuidados a pessoas com estomias, feridas, incontinências e fístulas, em caráter preventivo, terapêutico e de reabilitação, objetivando a melhoria da qualidade de vida. Observa-se uma diminuta produção acadêmica sobre os cuidados de enfermagem aos pacientes estomizados. O presente trabalho relata a experiência da construção de um jogo educativo sobre conteúdos de estomaterapia para o curso de enfermagem em uma instituição de ensino superior. Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, elaborado a partir de um projeto de iniciação científica júnior de uma universidade particular, localizada no Rio de Janeiro, no período entre janeiro a outubro de 2018. Foi confeccionado um boneco de EVA composto por 12 partes para montagem como mecanismo de pontuação dos grupos. O jogo foi testado em três turmas de quinto período, e favoreceu a participação ativa dos discentes, bem como o processo de ensino aprendizagem. Percebeu-se que o jogo educativo possibilitou a ampliação de discussões sobre a estomaterapia, estimulou o interesse dos discentes pela área, bem como a fixação do conteúdo estudado em sala de aula, através de uma experiência lúdica, dinâmica e descontraída. Além disso, propiciou a reflexão sobre novos cenários de atuação do enfermeiro e tornou-se uma nova possibilidade de instrumento pedagógico a ser utilizado pela instituição.

Publicado
2020-04-21
Como Citar
CHAVES, Ursula Silva Baptista; CRESPO MARQUES, Bruna Lemos; PEREIRA COSTA, Carolina Cabral. RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A CRIAÇÃO DE UM JOGO EDUCATIVO ACERCA DOS CONTEÚDOS DE ESTOMATERAPIA PARA ESTUDANTES DO CURSO DE ENFERMAGEM. Revista Presença, [S.l.], v. 5, n. 13, apr. 2020. ISSN 2447-1534. Disponível em: <http://revistapresenca.celsolisboa.edu.br/index.php/numerohum/article/view/198>. Acesso em: 25 apr. 2024.
Seção
Artigo de Iniciação Científica

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##