A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA SEGURANÇA DO PACIENTE EM CENTRO CIRÚRGICO DE ACORDO COM OS PROTOCOLOS DE CIRURGIA SEGURA E SEGURANÇA DO PACIENTE

  • Alessandra Ramos de Morais Botelho
  • Clenilda da Conceição Soares
  • Eduarda Queiroz Rodrigues
  • Eliete Lima Farias dos Santos
  • Rosângela Marinho dos Santos
  • Carolina Cabral Pereira da Costa
  • Cilene Bisagni
  • Kátia de Moraes Jorge

Resumo

Objetivos: discutir o papel do enfermeiro na segurança do paciente no centro cirúrgico e propor um protocolo de cuidados de enfermagem no transoperatório do paciente em centro cirúrgico, em consonância com os protocolos internacionais de cirurgia segura e segurança do paciente. Método: estudo bibliográfico, qualitativo, descritivo, do tipo revisão integrativa de literatura, com a utilização de análise de estudos anteriores em relação à segurança do paciente em centro cirúrgico. Resultados: Após o cruzamento dos descritores e aplicação dos filtros foram selecionados 13 artigos para análise. Evidenciou-se a atuação do enfermeiro como de vital importância para garantia da segurança do paciente, tendo em vista que este profissional tem grande colaboração em todas as etapas que envolvem a passagem deste cliente pelo setor. Conclusão: observou-se que apesar de haver contribuição do profissional enfermeiro no transoperatório faz-se necessário que se intensifique sua atuação para a garantia de melhores resultados frente a segurança do paciente. Sendo assim, este estudo busca levar aos ambientes acadêmicos e assistenciais, a motivação para que o assunto segurança seja sempre a prioridade das equipes multiprofissionais.


Palavra-chave: Centro cirúrgico. Enfermagem. Segurança do paciente.

Publicado
2018-03-31
Como Citar
BOTELHO, Alessandra Ramos de Morais et al. A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA SEGURANÇA DO PACIENTE EM CENTRO CIRÚRGICO DE ACORDO COM OS PROTOCOLOS DE CIRURGIA SEGURA E SEGURANÇA DO PACIENTE. Revista Presença, [S.l.], v. 4, n. 10, p. 1-28, mar. 2018. ISSN 2447-1534. Disponível em: <http://revistapresenca.celsolisboa.edu.br/index.php/numerohum/article/view/138>. Acesso em: 26 apr. 2024.
Seção
Artigo Livre

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##